segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Semana Pedagógica CCB




O PIBID de Sociologia participou da Semana pedagógica do Colégio Castelo Branco, no dia 04 de maio de 2012, que teve início com uma breve fala do supervisor do programa e, também, professor de Sociologia naquela escola, Judas Tadeu. Em seguida, a pibidiana Samara iniciou sua apresentação sobre o que é o PIBID com uma canção de sua autoria:

“Quero agora agradecer
A gentil recepção
Por sempre nos acolherem
Com grande satisfação

Sabemos que a escola
Enfrenta muitos problemas
Tem tensões e desafios
Gerando grandes dilemas

Mesmo diante de toda a dificuldade,
Não podemos esquecer:
Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade,
Tão pouco sem ela a sociedade muda”.



Na sequência, ela falou sobre a importância daquele momento, por se tratar de um espaço para diálogo e discussão das demandas geradas na escola no decorrer do ano. Explicou o que significa PIBID, quem o financia, por quem é formado, sua amplitude (composto por outros cursos superiores), seu objetivo geral e ponderou sobre os dois anos em que o programa esteve naquela instituição, ressaltando que o mais importante para o PIBID de Ciências Sociais da UECE reside em uma formação diferenciada e na geração de um conhecimento e de uma reflexão mais aprofundada sobre a escola e sobre a educação pública brasileira de um modo geral. Apontou para a possibilidade da continuidade do programa para o curso de Ciências Sociais da UECE por meio de um novo edital que já foi lançado e para o qual nós já submetemos um novo projeto. Agradeceu a boa recepção que os pibidianos tiveram por parte de todos que compõem aquela comunidade escolar (funcionários, núcleo gestor, professores e alunos) e concluiu passando a palavra para o bolsista do PIBID, Lucas.

O bolsista falou as percepções iniciais do PIBID de Ciências Sociais sobre o Colégio Castelo Branco, bem como a pesquisa-ação desenvolvida pelo programa nessa escola através dos seguintes pontos:
·         Importância da observação do cotidiano escolar e da prática docente para a quebra das pré-noções com relação ao contato inicial;
·         Confronto entre teoria e prática;
·         Realidade escolar como central para a dinâmica da nossa formação;
·         Relação do PIBID com a escola: contribuição de mão dupla;
·         Imersão na realidade escolar: o cotidiano do aluno, do professor e da comunidade escolar como um todo;
·         Aproximação entre bolsistas e alunos como elemento de reflexão da ação docente;
·         Ensinar e pesquisar como elementos essenciais e inseparáveis na formação docente;
·         Realização de mini-cursos e aulas expositivas com o intuito de gerar debates sobre temas sociológicos, sobre a educação de um modo geral e sobre o papel da sociologia na escola, levando os estudantes a pensar a (s) realidade (s) na (s) qual (is) estão inseridos.
E por último ponderou sobre as perspectivas do PIBID:
·         Eliminar a relação dicotômica entre escola e Universidade, afinando o corpo teórico e prático;
·         Contribuir com a escola através de projetos de intervenção que promovam a desnaturalização da realidade social e o desenvolvimento da imaginação e do raciocínio sociológicos.

As bolsistas Marcela e Zarah  falaram acerca dos projetos que serão desenvolvidos na escola:

1.    O documentário do PIBID de Ciências Sociais da UECE intitulado “Escola pública e seus sujeitos: experiências, tensões e desafios na escola pública”, explicitando o objetivo do documentário, bem como os seus pontos principais: 1) o sentido da escola para os alunos da rede pública de ensino, 2) os desafios e dilemas enfrentados pelo professor de Sociologia nas escolas públicas do Estado, 3) a relevância do ensino de Sociologia para os alunos e a 4) desvalorização do professor e sua contribuição pela reivindicação de direitos;

2.    O projeto “Música na escola”, explicando que o objetivo do projeto é desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos do Colégio Castelo Branco por meio de apresentações musicais levando-os a conhecer os mais variados ritmos musicais. Ela informou ainda que o PIBID de Ciências Sociais da UECE vai trabalhar em parceria com o curso de música, também da UECE, e que as apresentações serão mensais, sempre as sextas-feiras no intervalo das aulas.

3.  O projeto de Formação Politica, que tem por objetivo promover a cidadania e a conscientização política dos jovens participantes do projeto, visando, desse modo, contribuir com reflexões e debates sobre o tema proposto em diferentes espaços públicos e estimular os estudantes a se tornarem cidadãos, tendo consciência dos seus direitos e deveres e participando ativamente de questões da sociedade. O mini-curso será ministrado em três encontros, com uma palestra de encerramento aberta para toda comunidade escolar. Serão abertas trinta (30) vagas para este curso;

4.    I Jogos de Integração “Universidade-Escola”, cuja edição contará com a participação dos seis (6) cursos que compõem o Centro de Humanidade (Ciências Sociais, Filosofia, História, Letras, Música e Psicologia) da Universidade Estadual do Ceará e de quatro (4) Escolas Secundaristas da rede pública de Fortaleza (Escola Estadual Presidente Humberto Castelo Branco, Liceu Velha, Adauto Bezerra e Juarez Távora). Os jogos serão disputados em 3 (três) modalidades esportivas: 1) futsal (masculino e feminino); 2) vôlei de quadra (masculino e feminino) e 3) xadrez. Almeja-se, assim, elevar o compromisso do Centro de Humanidades com o esporte universitário e escolar, afim de que este possa redimensionar os valores sócio-esportivos e culturais entre seus espaços sócio-educativos. Os jogos serão realizados de 13 a 16 de junho no Centro de Humanidade da UECE e no Colégio Adauto Bezerra.


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