O PIBID de Sociologia participou da Semana pedagógica do Colégio Castelo Branco, no dia 04 de maio de 2012, que teve início com uma breve fala do supervisor
do programa e, também, professor de Sociologia naquela escola, Judas Tadeu. Em
seguida, a pibidiana Samara iniciou sua apresentação sobre o que é o PIBID com uma canção de sua autoria:
“Quero agora agradecer
A gentil recepção
Por sempre nos acolherem
Com grande satisfação
Sabemos que a escola
Enfrenta muitos problemas
Tem tensões e desafios
Gerando grandes dilemas
Mesmo diante de toda a dificuldade,
Não podemos esquecer:
Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade,
Tão pouco sem ela a sociedade muda”.
Na sequência, ela falou sobre a importância daquele
momento, por se tratar de um espaço para diálogo e discussão das demandas geradas
na escola no decorrer do ano. Explicou o que significa PIBID, quem o financia, por
quem é formado, sua amplitude (composto por outros cursos superiores), seu
objetivo geral e ponderou sobre os dois anos em que o programa esteve naquela instituição,
ressaltando que o mais importante para o PIBID de Ciências Sociais da UECE reside
em uma formação diferenciada e na geração de um conhecimento e de uma reflexão
mais aprofundada sobre a escola e sobre a educação pública brasileira de um
modo geral. Apontou para a possibilidade da continuidade do programa para o
curso de Ciências Sociais da UECE por meio de um novo edital que já foi lançado
e para o qual nós já submetemos um novo projeto. Agradeceu a boa recepção que
os pibidianos tiveram por parte de todos que compõem aquela comunidade escolar (funcionários,
núcleo gestor, professores e alunos) e concluiu passando a palavra para o bolsista
do PIBID, Lucas.
O bolsista falou as percepções iniciais do PIBID de Ciências
Sociais sobre o Colégio Castelo Branco, bem como a pesquisa-ação desenvolvida
pelo programa nessa escola através dos seguintes pontos:
·
Importância da observação do cotidiano
escolar e da prática docente para a quebra das pré-noções com relação ao
contato inicial;
·
Confronto entre teoria e prática;
·
Realidade escolar como central para a
dinâmica da nossa formação;
·
Relação do PIBID com a escola: contribuição de
mão dupla;
·
Imersão na realidade escolar: o cotidiano do
aluno, do professor e da comunidade escolar como um todo;
·
Aproximação entre bolsistas e alunos como elemento
de reflexão da ação docente;
·
Ensinar e pesquisar como elementos essenciais
e inseparáveis na formação docente;
·
Realização de mini-cursos e aulas expositivas
com o intuito de gerar debates sobre temas sociológicos, sobre a educação de um
modo geral e sobre o papel da sociologia na escola, levando os estudantes a pensar
a (s) realidade (s) na (s) qual (is) estão inseridos.
E
por último ponderou sobre as perspectivas do PIBID:
·
Eliminar a relação dicotômica entre escola e
Universidade, afinando o corpo teórico e prático;
·
Contribuir com a escola através de projetos de
intervenção que promovam a desnaturalização da realidade social e o desenvolvimento
da imaginação e do raciocínio sociológicos.
As bolsistas Marcela e Zarah falaram acerca dos projetos que serão
desenvolvidos na escola:
1. O documentário do PIBID de Ciências Sociais da
UECE intitulado “Escola pública e seus sujeitos: experiências, tensões e
desafios na escola pública”, explicitando o objetivo do documentário, bem como
os seus pontos principais: 1) o sentido da escola para os alunos da rede
pública de ensino, 2) os desafios e dilemas enfrentados pelo professor de Sociologia
nas escolas públicas do Estado, 3) a relevância do ensino de Sociologia para os
alunos e a 4) desvalorização do professor e sua contribuição pela reivindicação
de direitos;
2. O projeto “Música na escola”, explicando que o objetivo do projeto é desenvolver a
criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos do Colégio Castelo Branco por meio de apresentações musicais levando-os
a conhecer os mais variados ritmos musicais. Ela informou ainda que o PIBID de Ciências Sociais da UECE vai trabalhar em parceria com o curso de música, também da
UECE, e que as apresentações serão mensais, sempre as sextas-feiras no
intervalo das aulas.
3. O projeto de Formação Politica, que tem por objetivo promover a cidadania e a conscientização
política dos jovens participantes do projeto, visando, desse modo, contribuir
com reflexões e debates sobre o tema proposto em diferentes espaços públicos e
estimular os estudantes a se tornarem cidadãos, tendo consciência dos seus
direitos e deveres e participando ativamente de questões da sociedade. O
mini-curso será ministrado em três encontros, com uma palestra de encerramento
aberta para toda comunidade escolar. Serão abertas trinta (30) vagas para este
curso;
4. I Jogos de Integração “Universidade-Escola”, cuja
edição contará com a participação dos seis (6) cursos que compõem o Centro de
Humanidade (Ciências Sociais, Filosofia, História, Letras, Música e Psicologia)
da Universidade Estadual do Ceará e de quatro (4) Escolas Secundaristas da rede
pública de Fortaleza (Escola Estadual Presidente Humberto Castelo Branco, Liceu
Velha, Adauto Bezerra e Juarez Távora). Os jogos serão disputados em 3 (três) modalidades
esportivas: 1) futsal (masculino e feminino); 2) vôlei de quadra (masculino e feminino)
e 3) xadrez. Almeja-se, assim, elevar o compromisso do Centro de Humanidades
com o esporte universitário e escolar, afim de que este possa redimensionar os
valores sócio-esportivos e culturais entre seus espaços sócio-educativos. Os
jogos serão realizados de 13 a 16 de junho no Centro de Humanidade da UECE e no
Colégio Adauto Bezerra.
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